SEMENTES

MUDAS

CLUBE

SUBSTRATO

SNACK

PRO

MINI

ONE

MAXXI

Aqui você encontra repostas para as perguntas mais frequentes sobre o Plantário!

Utilize os links abaixo para acessar a seção com a resposta de seu interesse.


Quem somos?Cultivo IndoorO PlantárioPlantando com o PlantárioUtilizando o Plantário


    Qual o propósito da Plantário? 

    Nosso propósito é impactar positivamente o dia a dia das pessoas e o mundo. Buscamos proporcionar maior conexão com a natureza e experiências memoráveis em família. Para isso, criamos eletrodomésticos que criam o ambiente perfeito para o cultivo de vegetais.


    Por que ter uma horta em casa na forma de um Plantario? 

    O Plantario possibilita que a sua família tenha uma horta dentro de casa de forma prática, fácil e divertida, proporcionando vegetais frescos, orgânicos e saborosos o ano inteiro. O Plantario permite que você coma o que plantou sabendo exatamente a procedência e colhendo apenas o que vai utilizar – grow, cook and eat. 


    O que é o Plantario?

    O Plantario é a solução completa para você cultivar seus vegetais favoritos em casa. O equipamento automatiza a iluminação, ventilação e a irrigação com estilo e praticidade. 


    Cultivo Indoor

    O que é agricultura urbana?

    É a agricultura praticada no interior (agricultura intraurbana) ou na periferia (agricultura periurbana) de uma localidade, cidade ou metrópole. A agricultura urbana é realizada geralmente em pequenas áreas e destina-se sobretudo a uma produção para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Pratica-se principalmente em quintais, em terraços ou pátios, ou ainda em hortas urbanas – espaços comunitários ou espaços públicos não urbanizados.


    Como ter uma horta em casa ou apartamento?

    O mais fácil é comprar um Plantário. Ter uma horta em casa é um incentivo a mais para consumir vegetais no dia a dia e não é exclusividade de casas com quintais espaçosos. O cultivo de uma horta caseira não é complicado: em local com boa incidencia de luz solar, dedicando tempo aos cuidados com irrigação e adubagem, observando a saúde das plantas e atentando-se para as necessidades de cada espécie é possível obter alimentos de qualidade que podem fazer toda a diferença na alimentação da sua família.


    Como fazer uma horta em casa ou apartamento?

    Com o Plantário, basta colocar o produto na tomada e plantar os seus vegetais prediletos. Falta de quintal não é motivo para não ter horta! Casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio de uma horta – basta escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta. O ideal é escolher um local com boa incidência de luz, instalar sistemas de irrigação, adubar e dedicar tempo aos cuidados da horta. Também podemos cultivar temperinhos em vasos, floreiras e caixas de madeira.


    Como plantar alface e tomate em casa?

    Coloque a semente na terra e o Plantário faz o resto para voce! Quem não tem o produto, segue o passo a passo: Escolha o lugar com pelo menos 5 horas de sol por dia de sol em um ambiente arejado. Escolha o vaso;  Prepare o vaso ou o seu “pedacinho de terra”; Aprenda a regar; Manutenção; Colheita.


    Como plantar?

    Plantar sementes dentro de casa, basta semear as sementes simples em potes de germinação contendo uma mistura inicial para plantação de sementes (não terra do solo). Mantenha esses potes bem regados e os posicione próximos à uma janela ensolarada. As mudinhas estarão prontas para o replantio em poucas semanas

    Como cultivar?

    Com o Plantario voce não se preocupa com o cultivo pois ele faz tudo para voce. Mas que não tem Plantário deve dar preferência a vasos que têm furos na parte inferior para poder escoar a água, usar terra vegetal, que já foi processada e está livre de fungos, bactérias e sementes de ervas daninhas, utilizar Adubo tanto os líquidos (que são diluídos na água) quanto as versões em grãos devem ser aplicados a cada três meses, respeitando a quantidade descrita nas embalagens e Regar sempre no período da manhã ou no final da tarde. Nunca regar a planta no período em que o sol está quente. Vale verificar se a terra já está úmida antes de regar a planta novamente. Se estiver, espere mais ou pouco ou reduza a quantidade de água.


    Por que plantar em ambiente protegido? 

    Na natureza as plantas encontram adversidades que desaceleram e/ou paralisam seu crescimento. No Plantario as plantas estão protegidas e por isto crescem de duas a três vezes mais rápido que no ambiente convencional.


    Iluminação artificial faz mal para as plantas?

    Os LEDs fornecem às plantas apenas a luz que elas precisam, ou seja, emitem luz na forma de azul e vermelho, os comprimentos de onda da luz que as plantas absorvem para a fotossíntese. A iluminação artificial é amplamente utilizada em todo o mundo e está consolidada nas praticas modernas no cultivo de vegetais.


    Plantando com o Plantário


    Como cultivar plantas com o Plantario? 

    Coloque a semente na terra, ligue o produto na tomada e colha os melhores vegetais na sua casa. Simples assim!


    Posso plantar temperos? Como cultivar os temperos? 

Sim. Voce precisa apenas selecionar as sementes ou mudas que quer cultivar, plantar e deixar que o plantário faça todo o resto!


    Como cuidar das plantas?

    Com o Plantário, voce não precisa cuidar das plantas. Precisa apenas apreciar o desenvolvimento e consumir os seus vegetais prediletos.


    Como irrigar as plantas?

    Voce precisa apenas abastecer o reservatório com água e o plantário se responsabiliza por irrigar as suas plantas.


    Quanto de luz as plantas precisam?

    Não se preocupe com a quantidade ou intensidade de luz. O plantário entrega a quantidade ideal de luz para as suas plantas. O equipamento liga e desliga automaticamente a luz, simulando os períodos de noite e dia.


    Qual terra uso para plantar?

    Utilize o substrato que vem junto com o Plantário. Esse substrato contem os melhores nutrientes organominerais para que as suas plantas consigam se desenvolver super saudáveis e livre de agrotóxicos.


    Como cuidar da horta?

    O plantário é um eletrodomestico automatizado que cuida sozinho da sua horta. Voce precisa apenas escolher o que quer consumir, plantar e assistir o desenvolvimento dos seus vegetais.


    Quer receitas para seus temperos naturais?

    Assine o nosso clube de assinatura, o clube Plantário. No clube, voce receberá a cada dois meses na sua casa: insumo, mudas, sementes, dicas, conteudos e receitas para tornar a sua experiencia com a agricultura urbana ainda mais incrível e saborosa. Ta preparado para receber e preparar receceitas incríveis com os seus proprios temperos? Vem com a gente!


    O plantário ajuda a ter uma alimentação saudável?

    Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde; afinal, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação cotidianamente, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos. A horta em casa como um benefício da alimentação saudável pode ser um apelo de ainda mais valor para crianças.



    O Plantário


    Quais plantas podem ser cultivadas no Plantario?

    Todos os tipos de plantas! Temperos, saladas, chás, flores, como por exemplo: alface, rúcula, manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, pimentas, capuchinha, amor perfeito, coentro, poejo, hortelã, manjerona, cebolinha, salsinha, curry, trigo (wheatgrass), girassol (sunflower), couve (kale), tomate cereja, cidreira, mostarda, espinafre.... Você pode também utilizar o Plantario para o desenvolvimento de mudas de árvores e de plantas de maior parte para o seu jardim.


    Como é a iluminação?

    A iluminação do Plantário é de LED, tem baixa geração de calor e seu espectro simula a luz do sol, proporcionando plantas nutritivas e saudáveis com baixo consumo de energia. O sistema de iluminação liga e desliga automaticamente, simulando os períodos de noite e dia.


    Quanto tempo de luz as plantas precisam?

    Temos dois periodos de iluminação que podem ser selecionados através de um botão na parte inferior do equipamento. O periodo I é utilizado para crescimento vegetativo, com 18 horas de luz ligada e 6 horas de luz desligada, indicado para o cultivo de alface, rucula, manjericao, entre outros. O periodo II é utilizado para crescimento florativo, com 12 horas de luz ligada e 12 horas de luz desligada, indicado para o cultivo de morango, tomate cereja, pimenta. 


    Como funciona a irrigação do Plantario ONE? 

    O sistema de irrigação do Plantario Nine é uma inovação tecnológica, registrada e patenteada pela Plantario que possibilita a quantidade ideal de água para todas as plantas em qualquer estágio de desenvolvimento. O Plantario Nine tem bombas e sensores que irrigam suas plantas por baixo do vaso, ou seja, por subirrigação, em determinado período e frequência do dia e permitem que cada planta absorva a quantidade de água desejada para o seu ideal crescimento.


    Como funciona a irrigação do Plantario MINI? 

    O sistema de irrigação do Plantario Four é uma inovação tecnológica, registrada e patenteada pela Plantario para possibilitar a quantidade ideal de água para todas as plantas em qualquer estágio de desenvolvimento. O Plantario Four irriga suas plantas através de pavios\cordões de irrigação que mantém o fluxo de água constante para o substrato e, assim, permitem que cada planta absorva a quantidade de água desejada para o seu ideal crescimento.


    Como funciona a ventilação do Plantário?

    O Plantário possui ventiladores silenciosos que fazem a circulação do ar no interior do equipamento, garantindo ar fresco e renovado para as plantas


    Qual é o consumo aproximado de energia do Plantario ONE?

    R$15./mês na conta de luz. O Plantario ONE tem potência de funcionamento aproximada de 80 W. Esta potência gera um consumo aproximado de 1,44 kWh/dia. O Plantario Nine possui um botão de economia de energia que quando acionado reduz este consumo para aproximadamente 1 kWh/dia.


    Qual é o consumo aproximado de energia do Plantario MINI?

    R$8/mês na conta de luz. O Plantario Four tem potência de funcionamento aproximada de 40 W. Esta potência gera um consumo aproximado de 0,72 kWh/dia. O Plantario Four possui um botão de economia de energia que quando acionado reduz este consumo para aproximadamente 0,5 kWh/dia. 


    Qual é o consumo aproximado de água do Plantario ONE?

    Aproximadamente 1 Litro por dia. Este consumo pode variar já que é diretamente relacionado as plantas cultivadas e a seu respectivo estágio de desenvolvimento.


    Qual é o consumo aproximado de água do Plantario Mini?

    Aproximadamente 0,4 Litro por dia. Este consumo pode variar já que é diretamente relacionado as plantas cultivadas e a seu respectivo estágio de desenvolvimento.


    O Plantario ONE pode ser ligado na rede hidráulica? Caso contrário, qual a frequência de abastecimento?

    Sim, faça isso e tenha ainda mais autonomia para curtir e viajar sem ter que se preocupar como estão suas plantas. Caso não tenha acesso a um ponto de água no local que deseja instalar o seu Plantario, fique tranquilo, o equipamento possui um reservatório com capacidade de 15 litros. Para este caso você terá autonomia de aproximadamente 20 dias. 


    O Plantario MINI pode ser ligado na rede hidráulica? Caso contrário, qual a frequência de abastecimento? 

    O Plantario MINI não tem possibilidade de ligação na rede hidráulica e por isto possui um reservatório de 10 litros que proporciona autonomia de até 20 dias. 


    O que vem com o Plantario ONE? 

    O Plantario ONE acompanha o kit completo para dar início a sua horta. Este kit contém: 9 vasos; 9 tipos diferentes de sementes; 9 filtros redondos; substrato para 9 vasos; mangueira para conexão na rede hidráulica; manual de instruções; pazinha; dosador.


    O que vem com o Plantario MINI? 

    O Plantario MINI acompanha o kit completo para dar início a sua horta. Este kit contém: 4 vasos; 4 tipos diferentes de sementes; 4 pavios de irrigação; substrato para 4 vasos; manual de instruções; pazinha; dosador.



    Utilizando o Plantário


    Como eu instalo o Plantario? 

    O Plantario Nine e o Plantario Four podem ser instalados de forma fácil por qualquer pessoa. Para isto basta seguir as instruções do manual e os vídeos institucionais em nosso site. Posicione o Plantário no local desejado, ligue o equipamento na tomada, abasteça o reservatório com água e plante os seus vegetais prediletos.


    Quantas horas por semana preciso me dedicar a minha horta?

    Como no Plantario as principais necessidades da planta são automatizadas, a sua única tarefa é plantar e colher. Portanto 1 hora por semana é mais do que suficiente para manter o processo contínuo. Este momento de plantar e colher é uma ótima oportunidade para relaxar e desfrutar de um momento mais próximo da natureza. 


    Quanto tempo leva até a colheita?

    Este tempo pode variar bastante de planta para planta, por exemplo: rúcula pode ser colhida 20 dias após a germinação, enquanto alecrim, se cultivado da semente, pode levar 70 dias. Vale lembrar que esses tempos são de 2 a 3 vezes mais rápido se comparados ao cultivo em área externa. Outra diferença em relação a colheita é que no cultivo tradicional (onde a produção está afastada do consumo) a colheita é feita retirando na totalidade a planta cultivada. No Plantario é aconselhado retirar apenas o que for consumir, conforme o desenvolvimento de ramos e folhas, permitindo que as plantas que não foram colhidas continuem crescendo.


    Posso utilizar mudas ou apenas sementes? 

    Os dois! A utilização de mudas é uma excelente opção de cultivo dependendo da planta a ser cultivada. Algumas plantas tem elevado período de germinação, neste caso indicamos a utilização de mudas. Fique atento, porém, com a qualidade da muda adquirida. Algumas vezes as mesmas podem vir com outros itens indesejáveis, como ervas daninhas e pragas. As sementes são super fáceis de plantar e permitem que você acompanhe todo o desenvolvimento das suas plantinhas!


    Posso usar sementes comuns ou devo adquiri-las da Plantario? 

    Recomendamos a utilização de sementes Plantário para garantir a melhor produtividade, desempenho e sabor. Você pode utilizar outras sementes se desejar, mas o crescimento das plantas pode ser afetado.


    Posso usar substrato / terra comum ou devo adquiri-lo da Plantario? 

    Recomendamos a utilização do substrato Plantário. Testamos diversos substratos e nenhum outro teve a mesma produtividade e qualidade de vegetal quando comparado ao substrato da Plantario.  Nosso substrato tem procedência garantida e é produzido com matéria prima saudável e livre de agrotóxicos. Você pode utilizar terra comum, mas o crescimento das plantas pode ser afetado.


    Com que frequência devo trocar o substrato dos vasos?

    A frequência de troca do substrato dos vasos depende  da planta cultivada, podendo variar de 2 a 6 meses. Saber se está na hora da substituição é muito simples, basta observar a diminuição do crescimento e desenvolvimento de suas plantas.


    Como faço para adquirir mais insumos (sementes e substrato) ?

    Ao comprar o seu Plantário, assine também o Clube Plantário e receba substrato, sementes, dicas e conteúdo exclusivo diretamente na sua casa. Voce pode optar também por comprar insumos em nosso site e recebe-los em sua casa.


    Como funciona o Clube Plantário? 

    O Clube Plantário é um clube de assinatura que entrega sementes, substrato, dicas e conteúdo para dar continuidade a sua horta em casa. O kit é entregue na sua casa a cada dois meses. Surpreenda-se e receba novidades para melhorar a sua horta e o seu convívio com seus vegetais.


    Como é a manutenção e limpeza do equipamento?

    A única manutenção necessária é podar, colher e plantar.  A limpeza pode ser feita com uma frequência semestral. Esta limpeza é muito simples, semelhante a de outros eletrodomésticos e está bem exemplificada em nosso manual de instruções. 


    Em caso de dúvidas como entro em contato? 

    Fale conosco quando e como achar melhor! Pode ser por e-mail, telefone, redes sociais, ou aqui mesmo pelo nosso site. A sua experiência com o produto é muito importante para nós. Buscamos impactar positivamente o dia a dia das pessoas e o mundo entregando a solução completa para  plantar em casa. Queremos manter um canal próximo e ágil com você. Queremos ser prestativos e assertivos na solução de qualquer problema ou dúvida que venha a surgir na utilização do Plantario ONE ou MINI. 


    Como funciona a garantia? 

    A garantia é válida para qualquer problema de fabricação no seu equipamento. Assim que for identificado o problema, entre em contato conosco que avaliaremos e enviaremos um novo equipamento em substituição do danificado. A garantia tem cobertura de 6 meses a partir do momento do recebimento. Caso tenha algum problema e o seu produto não esteja mais na garantia, temos um rede credenciada de parceiros para assistência técnica nas principais capitais do Brasil.


    Tempo de entrega

    Os equipamentos são entregues em até 10 dias úteis após a compra.


    Método de Entrega.

    Você receberá o Plantário no endereço cadastrado no momento da compra. A entrega será feita por transportadora.